Articles

Intercâmbio “Seconds Of Life…What if”
Como sócio da Dínamo surgiu a oportunidade de participar no intercâmbio juvenil promovido pelo programa Juventude em Acção entre os dias 16 e 27 de Janeiro, com o nome “Seconds Of Life…What if” na cidade de Kaunas, na Lituânia.
E porque não? Ir cerca de 10 dias para um país estrangeiro, conhecer pessoas de nacionalidades diferentes, colaborar num projecto do meu interesse e aprender coisas novas através de métodos de Educação não formal e ainda ter tempo para conhecer uma cidade diferente e de viver novas experiências…Espectacular!
Inicialmente, o tempo para o produto final pareceu-me apertado, pois este sabia-se que iria ser um filme com cerca de 45 minutos para apresentar em algumas escolas primárias, mas um dos aspectos mais interessantes, para mim, foi experienciar todo o processo com o qual chegámos à criação do filme, pois pôr um grupo de 47 pessoas que não falam a mesma língua, onde a maior parte não se conheciam anteriormente a colaborar para um bem comum em pouco tempo foi um grande desafio, mas a meu ver um desafio bem superado, ainda que com alguns contratempos, o que era impossível não acontecer.
Começámos então os primeiros dias com actividades para “quebrar o gelo” (já que a temperatura rondava os -10ºC) entre todos os participantes que visavam intensificar as relações entre os mesmos e fazer com que estes se conhecessem melhor e também os países e as organizações de onde foram enviados. Estavam presentes participantes de 9 países diferentes, nomeadamente, Letónia, Lituânia, Grécia, Dinamarca, Itália, Roménia, Polónia, Turquia e, claro, Portugal e é importante dizer que não podia haver mais de 6 participantes de cada país e estes podiam não se conhecer, como foi o caso dos portugueses, que dos seis, apenas dois é que se conheciam previamente. O que com o passar dos dias começou a deixar de ser um problema, visto que maior parte dos momentos informais eram passados no Albergue onde estávamos a 60km do centro da cidade, proporcionou-se deste modo um ambiente de grande convívio e proximidade entre a maior parte dos participantes e onde dávamos por nós a ter conversas e a fazer coisas que geralmente só fazemos com os nossos amigos mais chegados.
Isso deveu-se também ao facto das noites geralmente serem temáticas e terem algumas actividades planeadas, como o Jantar Intercultural (que se estendeu por duas noites por questões logísticas) onde os membros de cada país mostravam as suas iguarias típicas, a noite de Danças Interculturais, onde se pôde criar também uma troca intercultural bastante rica e divertida. Tínhamos também as noites livres, para nos podermos divertir um bocado na cidade e as últimas foram mais dedicadas às filmagem do próprio filme, com excepção da última em que ficámos hospedados numa pousada mesmo no centro e tivemos a actividade de despedida, com direito a pizza e ainda nos foi proporcionada uma experiência de karting bastante divertida. Posto isto, podemos ver que o tempo estava muito bem dividido e tivemos sempre tempo para tudo e ao nosso dispor diferentes recursos que facilitaram a nossa vida na Lituânia durante os 10 dias do projecto.
Os dias eram ocupados com todo o processo de criação do filme, tivemos tempo para: reflexões de grupo sobre a importância das escolhas de vida e de que maneira é que estas podem influenciar o futuro dos jovens, com partilha de testemunhos e histórias muito interessantes que conduziram à criação das histórias do filme; para experienciar diferentes técnicas de representação que ajudaram muitos dos que não tinham experiência na área; para debater diferentes maneiras de criar um guião comum, que foi um dos maiores desafios e um grande obstáculo que foi superado por todos; para formar grupos, uns para a criação dos guiões, outros ligados mais à filmagem e à edição, sempre numa perspectiva de aproveitar as capacidades de cada um; para proceder às filmagens, ainda que um pouco mais tarde que o previsto devido às desavenças entre os participantes nos processos anteriores.
Pode não ter sido um trabalho perfeito e não termos criado um filme digno de Hollywood, mas na verdade isso não era o mais importante, o importante nesta aprendizagem foi perceber todos os processos de criação de um filme e quando trabalhamos com muita gente o resultado inicialmente pode parecer frustrante, mas quando pensamos bem, todas as opiniões têm de ser respeitadas por estarmos todos em pé de igualdade e se olharmos bem alargamos a nossa visão das coisas e passamos a ter outras perspectivas.
Contudo a edição do filme ainda não está concluída e os responsáveis por essa parte do trabalho encontram-se a fazer os possíveis por conciliar a sua vida pessoal com essa fase do trabalho e em breve estará disponível para visualização.
Por enquanto permanecem as memórias dos bons momentos passados, das boas amizades criadas, das experiencias partilhadas e uma enorme vontade de voltar a encontrar as excelentes pessoas que conheci algum dia, em algum lugar!
Devo ainda alguns agradecimentos, em particular ao Ignas, um dos organizadores do projecto, pela sua postura incansável e de “resolve tudo” durante todo o Intercâmbio e ao “Crazy Driver” a.k.a “The Russian” (cujo verdadeiro nome ninguém conhece, mas todos adoravam) que fez sempre todos os esforços para que não nos faltasse nada nos arredores de uma cidade lituana, que se pode comparar a estar num deserto Africano, mas onde em vez de areia, há neve!
E como não podia deixar de ser, um agradecimento especial à Dínamo por me ter proporcionado esta experiência, que estou certo que não vou esquecer!
José Grancho Ferreira
Link para os vídeos