Enquadramento:
Num território onde a educação não-formal encontra-se pouco desenvolvida e reconhecida, a Dínamo promoveu uma formação dirigida a potenciais multiplicadores de boas práticas, quer a nível do trabalho sócio-educativo com jovens, como a nível da participação juvenil.
Esta formação estendeu-se durante 8 meses e foi um piloto com uma estrutura inovadora, muito diferente do que estamos habituados a ver numa formação de formadores convencional, incluindo seminários residenciais e uma fase de implementação de projectos dos participantes.
Como seguimento estratégico, será criada a Bolsa de Formadores da Dínamo em 2012, como ferramenta de resposta a necessidades do território no domínio do trabalho socio-educativo em prol dos jovens e da Educação não-Formal..
Meta: potenciar a participação juvenil no Concelho de Sintra, através da aquisição e desenvolvimento das competências de trabalhadores sócio-educativos activos no território, com recurso à Educação não-Formal.
Principais objectivos:
- Providenciar uma formação de formadores em Educação não-Formal, destinada a trabalhadores sócio-educativos activos no Concelho de Sintra, envolvendo entidades que já desenvolvam trabalho com jovens no terreno.
- Apoiar a implementação de projectos no domínio da participação juvenil em Sintra, por meio de uma plataforma online e acompanhamento presencial.
- Avaliar, num espaço de partilha presencial em grupo, os resultados dos projectos implementados e aferir as competências desenvolvidas e a desenvolver.
Conteúdos programáticos: Trabalho em Equipa, Aprendizagem, Aprendizagem Cooperativa, Educação não-Formal, Competências, Capacidades de Comunicação/Apresentação, Transformação de Conflito, Facilitação, Liderança, Dinâmica de Grupos, Participação Activa, Participação Juvenil, Gestão de Projecto/Projecto Educativo, Metodologia e Métodos, Programas de Apoio Financeiro, Planeamento de Sessões, Avaliação de Processos Educativos.
Resumo do processo: Esta formação de longo-prazo decorreu em modo misto de aprendizagem e envolveu 3 fases:
- 1ª fase - 17 sessões (54 horas) de formação presencial em grupo;
- 2ª fase - desenvolvimento e/ou implementação de projectos da autoria dos participantes;
- 3ª fase - avaliação da formação, das aprendizagens e dos projectos.
Ao longo de todo o processo houve 3 seminários residenciais (6 dias, 36 horas de sessões) e apoio de uma plataforma online.
Principais resultados
- Envolvimento de 15 participantes, onde pelo menos 11 estiveram envolvidos em actividades concretas de seguimento e 6 implementaram efectivamente projectos educativos da sua autoria;
- Envolvimento de 12 organizações/entidades: Dínamo, Associação Islâmica da Tapada das Mercês, Associação Pais Escola E B 1 Jardim de Infância da Tapada das Mercês, GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, Associação Estrela da Lusofonia (Escolhas), SOLAMI, Câmara Municipal de Sintra, Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, Tapafuros, Academia APAMM, Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro - Padre Alberto Neto (Projecto TEIP - Território Educativo de Intervenção Prioritária), Agrupamento de Escolas de Algueirão Mem-Martins - Visconde Juromenha (Projecto TEIP - Território Educativo de Intervenção Prioritária).
- Importante ímpeto para cooperação entre as entidades/organizações envolvidas no domínio da Juventude em Sintra;
- Impacte no território a nível do reconhecimento da educação não-formal e das suas boas práticas (grande parte das sessões aconteceram dentro de uma escola secundária);
- 3 actividades de seguimento intrínseco foram observadas:
-
intercâmbio “Interaj” (Dínamo/Solami)
- recolha fotográfica juvenil (Solami)
- recolha fotográfica juvenil (Estrela da Lusofonia – Programa Escolhas)
- Pelo menos 3 actividades de seguimento foram observadas, até à data:
- sessão educativa no seminário “Non Formal Education for Local Action” (Dínamo, Polónia);
- intercâmbio “TOxChange” (Dínamo);
- participação na formação de longo termo “Let's train with our Neighbours: Recognition of non-formal learning in youth work” (Agências SALTO-Youth e “Juventude em Acção”, Polónia)
Coordenado por uma equipa de 3 formadores, envolvidos em organizações/entidades diversas (Bolsa de Formadores do Conselho Nacional de Juventude, associação juvenil Rota Jovem, Bolsa de formadores do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, Bolsa de formadores da Agência Nacional para a gestão do Programa “Juventude em Acção”, Bolsa de Formadores do Fórum Europeu de Juventude, Dínamo)
Apoios
|