Conclusão do projecto da Rede

Enviado em: Notícias

Dínamo concluiu o projecto internacional que levou à criação da Rede Participação Juvenil de Sintra. Foram 12 meses de intenso trabalho onde estiveram profundamente envolvidos 16 jovens portugueses e italianos numa autêntica escola de cidadania democrática.

No caso português, os principais resultados tiveram especial impacte no concelho de Sintra e estabeleceram importantes premissas e ferramentas para o futuro da participação juvenil no município:

1 - foi criada a Rede Participação Juvenil de Sintra (Rede) - que é já um facilitador da comunicação e cooperação entre organizações juvenis, trabalhadores socio-educativos em prol dos jovens, e grupos informais no território. A Rede irá desenvolver-se ao longo dos próximos anos e é inclusiva - todos/as podem integrá-la - e assume-se como um complemento pertinente ao Conselho Municipal da Juventude de Sintra que até à data, não teve qualquer expressão ou consequência prática nem pertinência para os jovens em Sintra.Para integrar a Rede, basta efectuar o registo, consoante a categoria - jovem, entidade ou trabalhador socioeducativo;

2 - foram diagnosticados, junto da comunidade da Juventude de Sintra, os principais obstáculos à participação juvenil existentes no concelho, que constam no relatório do 1º encontro da Rede;

3 - foi lançado o site da Rede Participação Juvenil de Sintra - que responde às expectativas identificadas no 1º Encontro da Rede e que se assume como a plataforma aberta a todos/as em Sintra para a partilha de informação, actividades, iniciativas e oportunidades relevantes para a Juventude no concelho. O site da Rede pretende também ser um ponto de partida para listar e contactar entidades e/ou trabalhadores socioeducativos relevantes para a Juventude no concelho e que podem registar-se na Rede;

4 - foi produzida a Carta de Recomendações da Rede Participação Juvenil de Sintra de 3 de Março 2012 (Carta) - que contou com o contributo de 57 jovens, 12 grupos informais, 16 trabalhadores socioeducativos e 40 entidades activos/as no município de Sintra e que engloba 36 recomendações totalmente focadas em 6 dimensões da participação juvenil no concelho - actividades, voluntariado, iniciativas juvenis, organizações de juventude, processos de tomada de decisão e co-gestão. A Carta assume-se como um documento pioneiro em Sintra (e em Portugal) e que serve de orientação para:

  • tomada de decisões políticas baseadas em necessidades aferidas no território e com os seus diferentes actores;
  • estabelecimento de estratégias e prioridades de instituições e organizações que pretendam contribuir para o desenvolvimento da agenda "Juventude" em Sintra;
  • promoção de actividades e iniciativas mais pertinentes para os jovens (e para o sector da Juventude, no geral) do concelho;
  • monitorização e avaliação do trabalho desempenhado por instituições e organizações activas no domínio da Juventude em Sintra.

Carta tem servido também de exemplo como boa prática e inspiração para processos e actores dentro e fora do Concelho. Entre as entidades às quais a Carta foi já apresentada e entregue encontram-se a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, a Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção, a Câmara Municipal de Sintra, a Assembleia Municipal de Sintra, o Conselho Nacional de Juventude e o Departamento de Juventude do Conselho da Europa.
Foi também produzida uma versão traduzida da Carta (Inglês) que foi publicada no Centro de Conhecimento Europeu para a Política de Juventude [The European Knowledge Centre for Youth Policy (EKCYP)], da Parceria Europeia para a Juventude (Youth Partnership, Comissão Europeia e Conselho da Europa).
5 - foi desenvolvido o guia "Local/Regional Networks for Meaningful Youth Participation - a practical guide for youth organisations & youth workers" (Redes Locais/Regionais para uma Participação Juvenil Significativa - um guia prático para organizações de juventude e trabalhadores socioeducativos em prol dos jovens), inspirado pelo processo deste projecto e pelos contributos dos jovens participantes. Este guia foi publicado na rede SALTO-YOUTH da Comissão Europeia.
6 - foi criado um espaço para a aprendizagem de competências para a cidadania democrática, tais como o sentido crítico, a pro-actividade, a cooperação a nível local, políticas de juventude, mecanismos da democracia, a comunicação assertiva, etc. 

Um dos testemunhos sobre a "escola" de democracia que este projecto representou para os participantes do grupo impulsionador:

"Não tenho memória de qualquer período da minha vida onde tenha aprendido tanto num tão curto espaço de tempo, desde que estou a trabalhar com a Dínamo no contexto do projecto da Rede. Agora compreendo que o meu contributo tem um impacto e que posso ter um papel na mudança positiva da nossa sociedade."

*

Esta "escola" de cidadania democrática não termina. e há já um seguimento em andamento - o projecto "Diagnósticos de necessidades locais para uma participação juvenil significativa" irá ter as suas primeiras sessões públicas em Dezembro 2012 - Janeiro 2013 e visa potenciar e qualificar as respostas sociais dirigidas aos jovens no Concelho de Sintra e no Município de Asolo (Itália), nomeadamente no domínio da participação juvenil, através do levantamento das necessidades dos jovens impulsionado por jovens, com e para outros jovens e com recurso à Educação Não Formal.

Entretanto, a Rede Participação Juvenil de Sintra deverá, progressivamente, tomar o seu rumo, com o contributo de quem estiver disponível para tal. Em caso de interesse, por favor usar o contacto  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  .

Foram parceiros neste projecto a Cooperativa Il Sestante a Associação Islâmica da Tapada das Mercês e Mem-Martins, a  e a Câmara Municipal de Asolo.

Este projecto é parte da estratégia da Dínamo para a potenciar a Participação Juvenil, "Sintra também é Tua!",  co-financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e oficialmente recomendada pelo Conselho da Europa.

 

A Dínamo e a sua estratégia Sintra também é Tua! contaram, no biênio 2011-2013, com o apoio fundamental da  Fundação Calouste Gulbenkian.