• atypic

  • 1.3 needs

  • 1.3 needs

  • FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA A PARTICIPAÇÃO JUVENIL

  • Rede Participação Juvenil de Sintra

  • Oficinas de Formação em Teatro do Oprimido

  • Interacto

Últimas notícias

Quero ser um dínamo!

quero ser um dinamo

Feb
03

Apresentação da palestra "Por este rio (de Mouro) acima"

A Dínamo apresenta a Palestra “Por este rio (de Mouro) acima”, que terá lugar no auditório da Casa-Museu de Leal da Câmara, em Rio de Mouro, dia 11 de Fevereiro de 2009, pelas 16 horas.

Por este rio (de Mouro) acima
(clicar na imagem para visualizar)

Esta palestra visa o encontro da comunidade riodemourense, em concreto, e sintrense, no geral, com diversos aspectos históricos da vila de Rio de Mouro.

Será promovida a discussão de temáticas variadas como a evolução urbana e social ou o trabalho e vida de personalidades de relevo como Leal da Câmara e Francisco dos Santos.

Será uma oportunidade para apurar e aprofundar o conhecimento da história da freguesia com alguns dos seus  actores/estudiosos e para a rebater na actualidade.
A história faz-se das pessoas que a contam.
Oradores:
Drª Maria Alice
Prof. Carlos Enes
Dr. Júlio Cortez Fernandes
Dr. Élvio de Sousa
Moderadora:
Drª Raquel Ochoa

Dados Biográficos:

Drª Maria Alice – natural de Miuzela, Almeida, Guarda. Reside em Rio de Mouro desde 1974. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e é diplomada com o Curso da Escola do Magistério Primário de Lisboa. Foi professora do Ensino Secundário e Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro entre 1982 e 2001. Foi também Presidente da Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro no mandato 2001/2005. Actualmente, presta serviço voluntário no Centro Comunitário Paroquial de Rio de Mouro.

Prof. Carlos Enes - nasceu (1951) na Vila Nova, ilha Terceira. Professor de História no Ensino Secundário, desde 1978, exerceu também funções docentes na Universidade Eduardo Mondlane (1981-84), Maputo, e na Universidade Aberta (1996-2003), Lisboa. Mestre em História Contemporânea (1993), pela Universidade Nova de Lisboa, tem-se dedicado à investigação da história açoriana. É autor do romance Terra do Bravo.

Dr. Júlio Cortez Fernandes - é sociólogo, mestrando em Ciência Politica e Governação reside na Rinchoa desde 1973. Desenvolveu vários trabalhos de investigação no âmbito da história local, evidenciando a importância da microtoponímia para o conhecimento histórico das localidades. Escreve regularmente para o seu blog: www.tudodenovoaocidente.blogs.sapo.pt.
Foram-lhe atribuídas, pela Câmara Municipal de Sintra, a medalha de ouro de Mérito Municipal e pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro a Medalha de Mérito em 2007.

Dr. Élvio de Sousa – nasceu no Funchal a 31 de Janeiro de 1961. Aos 18 anos partiu para o continente, a fim de frequentar uma licenciatura na Universidade de Lisboa, concluindo-a em 1983. Trabalhou como arqueólogo durante alguns anos, tendo intervindo em numerosos arqueossítios que abrangeram, por sua vez, diversos períodos cronológicos. Mais tarde, concluiu uma Pós-Graduação e um Mestrado em Museologia e Património. É funcionário da Câmara Municipal de Sintra desde 1985. É autor de textos científicos sobre Arqueologia, Museologia, Património e Etnografia, tendo sido ainda professor e formador. Foi Director da Casa-Museu de Leal da Câmara entre 1 de Abril de 1993 e 31 de Julho de 2007 e, mais recentemente, coordenou a edição da obra Rio de Mouro. Contributo Monográfico (2007).

Drª Raquel Ochoa – (Lisboa,1980) é licenciada em Direito, repórter e publicou duas obras recentemente, ("O Vento dos Outros" e " Bana, uma vida a Cantar Cabo Verde")  sendo uma investigadora interessada  na etnologia dos povos. É sócia da Dínamo.

A Dínamo e a sua estratégia Sintra também é Tua! contaram, no triênio 2011-2013, com o apoio fundamental da  Fundação Calouste Gulbenkian.