Feb
03
Apresentação da palestra "Por este rio (de Mouro) acima"
A Dínamo apresenta a Palestra “Por este rio (de Mouro) acima”, que terá lugar no auditório da Casa-Museu de Leal da Câmara, em Rio de Mouro, dia 11 de Fevereiro de 2009, pelas 16 horas.

(clicar na imagem para visualizar)
Esta palestra visa o encontro da comunidade riodemourense, em concreto, e sintrense, no geral, com diversos aspectos históricos da vila de Rio de Mouro.
Será promovida a discussão de temáticas variadas como a evolução urbana e social ou o trabalho e vida de personalidades de relevo como Leal da Câmara e Francisco dos Santos.
Será uma oportunidade para apurar e aprofundar o conhecimento da história da freguesia com alguns dos seus actores/estudiosos e para a rebater na actualidade.
A história faz-se das pessoas que a contam.
Oradores:
Drª Maria Alice
Prof. Carlos Enes
Dr. Júlio Cortez Fernandes
Dr. Élvio de Sousa
Moderadora:
Drª Raquel Ochoa
Drª Maria Alice
Prof. Carlos Enes
Dr. Júlio Cortez Fernandes
Dr. Élvio de Sousa
Moderadora:
Drª Raquel Ochoa
Dados Biográficos:
Drª Maria Alice – natural de Miuzela, Almeida, Guarda. Reside em Rio de Mouro desde 1974. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e é diplomada com o Curso da Escola do Magistério Primário de Lisboa. Foi professora do Ensino Secundário e Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro entre 1982 e 2001. Foi também Presidente da Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro no mandato 2001/2005. Actualmente, presta serviço voluntário no Centro Comunitário Paroquial de Rio de Mouro.
Prof. Carlos Enes - nasceu (1951) na Vila Nova, ilha Terceira. Professor de História no Ensino Secundário, desde 1978, exerceu também funções docentes na Universidade Eduardo Mondlane (1981-84), Maputo, e na Universidade Aberta (1996-2003), Lisboa. Mestre em História Contemporânea (1993), pela Universidade Nova de Lisboa, tem-se dedicado à investigação da história açoriana. É autor do romance Terra do Bravo.
Dr. Júlio Cortez Fernandes - é sociólogo, mestrando em Ciência Politica e Governação reside na Rinchoa desde 1973. Desenvolveu vários trabalhos de investigação no âmbito da história local, evidenciando a importância da microtoponímia para o conhecimento histórico das localidades. Escreve regularmente para o seu blog: www.tudodenovoaocidente.blogs.sapo.pt.
Foram-lhe atribuídas, pela Câmara Municipal de Sintra, a medalha de ouro de Mérito Municipal e pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro a Medalha de Mérito em 2007.
Foram-lhe atribuídas, pela Câmara Municipal de Sintra, a medalha de ouro de Mérito Municipal e pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro a Medalha de Mérito em 2007.
Dr. Élvio de Sousa – nasceu no Funchal a 31 de Janeiro de 1961. Aos 18 anos partiu para o continente, a fim de frequentar uma licenciatura na Universidade de Lisboa, concluindo-a em 1983. Trabalhou como arqueólogo durante alguns anos, tendo intervindo em numerosos arqueossítios que abrangeram, por sua vez, diversos períodos cronológicos. Mais tarde, concluiu uma Pós-Graduação e um Mestrado em Museologia e Património. É funcionário da Câmara Municipal de Sintra desde 1985. É autor de textos científicos sobre Arqueologia, Museologia, Património e Etnografia, tendo sido ainda professor e formador. Foi Director da Casa-Museu de Leal da Câmara entre 1 de Abril de 1993 e 31 de Julho de 2007 e, mais recentemente, coordenou a edição da obra Rio de Mouro. Contributo Monográfico (2007).
Drª Raquel Ochoa – (Lisboa,1980) é licenciada em Direito, repórter e publicou duas obras recentemente, ("O Vento dos Outros" e " Bana, uma vida a Cantar Cabo Verde") sendo uma investigadora interessada na etnologia dos povos. É sócia da Dínamo.
