• atypic

  • 1.3 needs

  • 1.3 needs

  • FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA A PARTICIPAÇÃO JUVENIL

  • Rede Participação Juvenil de Sintra

  • Oficinas de Formação em Teatro do Oprimido

  • Interacto

Últimas notícias

Quero ser um dínamo!

quero ser um dinamo

Nov
27

Redes Locais/Regionais para uma Participação Juvenil Significativa - um guia prático para organizações de juventude e trabalhadores socioeducativos em prol dos jovens

No projecto internacional que levou a criação da Rede Participação Juvenil de Sintra e da sua Carta de Recomendações da Rede Participação Juvenil de Sintra de 3 de Março 2012, a Dínamo e os seus parceiros criaram e publicaram o Guia “Redes Locais/Regionais para uma Participação Juvenil Significativa - um guia prático para organizações de juventude e trabalhadores socioeducativos em prol dos jovens

Este guia foi inspirado pelo processo do projecto e pelos contributos dos jovens participantes e consiste numa estratégia passo-a-passo que visa inspirar jovens, organizações juvenis e trabalhadores socioeducativos no seu trabalho de criação de redes e parcerias para a Participação Juvenil. Esta estratégia pretende ser apenas uma proposta que pode ser modificada a medida de diversos contextos locais.

Uma rede local ou regional para a participação juvenil pode ser um instrumento ou mecanismo para dar mais poder à voz dos jovens e para que esta voz crie um impacte significativo nas suas comunidades. Criar redes de trabalho pode ser uma grande vantagem para alcançar a transformação social a nível local, mas pode ser também um grande desafio considerando diversos factores como a diversidade de actores, falta de recursos e suporte, fraco desenvolvimento do sector da juventude, falta de reconhecimento do valor do trabalho socioeducativo com jovens, diversidade cultural das comunidades e dos contextos, entre outros. Todavia, se a criação duma rede para a participação juvenil não fosse um desafio, talvez não seria uma necessidade tão grande nas nossas comunidades!

Este guia prático foi o resultado dum processo levado a cabo pela Dínamo e os seus parceiros: a Associação Islâmica da Tapada das Mercês e Mem-Martins (Portugal), Cooperativa Il Sestante (Itália) e a Câmara Municipal de Asolo (Itália) no âmbito da acção 1.3 Jovens e Democracia do Programa Juventude em Acção.

Este guia foi publicado na rede SALTO-YOUTH da Comissão Europeia.

Por aqui os logos todos como na noticia do fim do projecto das redes

 

 

A Dínamo e a sua estratégia Sintra também é Tua! contaram, no triênio 2011-2013, com o apoio fundamental da  Fundação Calouste Gulbenkian.