Um cheirinho das sessões de aperfeiçoamento de Português
Dominar a língua do país onde se reside pode ser o primeiro passo para uma melhor integração na comunidade social.
É com este objectivo que a Dínamo, em cooperação com o Banco Local de Voluntariado de Sintra, está já a promover um ciclo de workshops de Português gratuito, para todas as idades, convidando, quem quiser, a melhorar o seu português.
Leccionadas pela voluntária Paula Fernandes, as aulas pretendem sobretudo exercitar o português falado e escrito, tentando sempre proporcionar aulas dinâmicas e interactivas, à base de jogos, exercícios práticos e diálogos entre os alunos, de maneira a ensinar Português de forma divertida e alegre.
Contando com 2 aulas dadas, Conceição, Amaro, Mussá, Suande, Manel e Solo, são já alguns dos alunos participantes neste workshop e todos eles com um objectivo em comum: melhorar e aperfeiçoar o seu português.
Por convite de amigos, pelo facto de pertencerem à associação islâmica local, ou mesmo por serem já voluntários ligados à Dínamo, todos eles escolheram esta associação como meio para atingir o seu objectivo, pois apreciam e têm uma afinidade para com o trabalho activo desempenhado pela associação.
Conceição, mais conhecida por São, confessa que as suas maiores dificuldades passam pela conjugação dos verbos e pela articulação das sílabas e quer sobretudo ultrapassá-las. Tal como Solo, que também quer aperfeiçoar essencialmente “a gramática e os verbos”.
Amaro, que chegou há pouco tempo da Guiné, Mussá e Suande afirmam, igualmente, ser difícil falar correctamente esta língua e por isso sentem necessidade de corrigir e aperfeiçoar os conhecimentos que já possuem. Por fim, Manel quer sobretudo “praticar o português para conseguir ir mais longe” e, acima de tudo, fazê-lo de forma divertida.
Todos eles concordam com a mesma idea que “a língua portuguesa é uma língua complicada” e por isso querem aprender a dominá-la, acrescentando que a maior parte das pessoas que chegam dos países africanos têm muitas dificuldades e por isso têm tendência a “misturar a sua própria língua com o português”.
Desta forma, se partilha destas e de outras dificuldades e acha que dominar o português o pode levar mais longe, está mais que convidado a participar neste workshop, aproveitando e divertindo-se com aquilo que a Dínamo lhe proporciona.
Os workshops estão a decorrer no espaço do K’CIDADE todas as quintas-feiras entre as 18.00 - 19.30.
Queres agarrar esta oportunidade? Inscreve-te ou passa pela Casa da Juventude, ou pela Dínamo e inscreve-te.
Para esclarecer qualquer dúvida ou questão, escreve para: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Artigo escrito por: Sofia Pereira (ilustre voluntária local na Dínamo)