Jun
30
6 boas notícias!
Após os primeiros 6 meses do ano é tempo de recolher e partilhar as boas notícias e os sucessos da Dínamo em 2014. Lê aqui as 6 boas notícias, sorri e caminha connosco para a transformação social!
Boa Notícia nr.1
A Dínamo é citada como boa prática no Relatório ‘Working with young people: the value of youth work in the European Union’ publicado em Fevereiro 2014 pela Comissão Europeia. A Dínamo é, junto com o Programa Escolhas [o programa em si, não um dos seus projetos locais], um dos dois casos de estudos em Portugal.
O relatório é um contributo fundamental para refletir sobre o estado do trabalho socioeducativo em prol dos jovens [Youth Work] a nível internacional e nacional. Algumas das passagens mais significativas são:
Acerca do Reconhecimento da Educação Não Formal
Em alguns casos a falta de reconhecimento deste sector pode limitar o acesso a mecanismos de financiamento. Por exemplo, no caso da Dínamo em Portugal, o processo de candidatura obriga os promotores a obter o Certificado Nacional de Competência Pedagógicas [CCP]. Contudo este Certificado não foi desenhado para reconhecer as competências desenvolvidas em contextos de Educação Não Formal e os trabalhadores socioeducativos em prol dos jovens podem ter dificuldades em obtê-lo e, de consequência, em concorrer a programas de financiamento.
Tradução própria do original em inglês:
«In some cases, the lack of recognition of the sector can limit access to funding mechanisms. For example, in the example of Dínamo in Portugal, the application process for funding programmes requires the applicants to obtain the National Trainer Competences Certificate. However, these certificates have not been designed to acknowledge the competences of non-formal education and therefore youth workers can struggle to qualify for it, and as a result struggle, to qualify for funding.»
Como fator de sucesso da Dínamo
Envolver jovens na construção de Iniciativas Juvenis [...]. Uma das três prioridades da Dínamo é a capacitação dos jovens. Neste âmbito a associação apoia grupos de jovens que desenvolvem os seus próprios projetos de participação juvenil como debates [por exemplo sobre discriminação], workshops de Teatro do Oprimido, ações de voluntariado a nível nacional e internacional. As atividades visam capacitar os jovens, encorajando-os a desenvolver as suas próprias iniciativas e ganhar autonomia e pensamento crítico. Os jovens são os 'autores', mais do que simples 'utilizadores' dos projetos e atividades da associação. Com os seus jovens a Dínamo desenvolveu a estratégia para a participação juvenil chamada ‘Sintra Também é Tua!’ 2011-2016, que foi oficialmente recomendada pelo Conselho da Europa e cofinanciada pelo Programa Juventude em Acão e pela Fundação Gulbenkian.
Tradução própria do original em inglês:
«Involving young people in the design of youth initiatives. Strength of approach: One of the three priorities of Dínamo is the empowerment of young people. For this purpose, the association supports young people in developing their own participation projects, thematic debates (e.g. about discrimination), ‘theatre of the oppressed’ workshops, and national and international volunteering activities. Activities aim to empower the youth, encouraging them to develop their own initiatives and to gain autonomy and critical thinking. Young people are the ‘authors’ rather than only ‘users’ of the projects and activities of the association. Together with young people, Dínamo developed a strategy for youth participation named ‘Sintra is also yours! 2011-2016 (Sintra também é Tua!)’, which was officially recommended by the Council of Europe and co-funded by the Youth in Action programme and the Calouste Gulbenkian Foundation.»
Acerca do financiamento ao sector da Juventude a nível local
Interessa também referir que a Dínamo gere um orçamento duas vezes superior ao da Câmara Municipal de Sintra no sector da Juventude [em 2011 – ndt]
Tradução própria do original em inglês:
«It is worth mentioning that Dínamo has a budget two times higher to manage than the municipality of Sintra has for the Youth»
Mais informações podem ser encontradas nos casos de estudos e no relatório nacional para Portugal.
Fica o agradecimento à Comissão Europeia e a equipa de investigadores deste relatório, os parabéns ao Programa Escolhas e a vontade de continuar a melhorar a qualidade do nosso trabalho!
***
Boa Notícia nr.2
No âmbito da participação de um trabalhador socioeducativo da equipa da Dínamo, Matia Losego, no curso de Formação de Formadores em Educação para os Direitos Humanos 2013-2014 do Youth Department do Conselho da Europa, a Dínamo submeteu a candidatura do projecto ‘We Stand for Human Rights!’ ao domínio B do Programa Cidadania Ativa, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu [EEA Grants] e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O projecto visa fortalecer o mainstream da Educação para os Direitos Humanos a nível nacional, alargando duma forma significativa o leque de atores sociais e promovendo uma melhor cooperação entre o sistema de ensino superior e ONG e conta com a Dínamo como promotora, a Escola Superior de Educação de Lisboa e rede europeia DARE - Democracy and Human Rights Education in Europe como parceiros formais e um amplo leque de parceiros operacionais a nível local e nacional.
O projecto, que ainda aguarda a aprovação, obteve uma Recomendação do Youth Department do Conselho da Europa onde se pode ler:
Temos a plena confiança que o Matia Losego, junto com a organização Dínamo, tem as capacidades e as competências para desenvolver, implementar, avaliar e dar seguimento a este projecto. A organização já demonstrou ser um parceiro responsável e de confiança do Departamento da Juventude do Conselho da Europa tendo implementado um projecto importante como a Formação Nacional de Formadores em Educação para os Direitos Humanos em 2012.Recomendamos fortemente de apoiar a Dínamo e o Sr. Matia Losego como um contributo para o avanço da Educação para os Direitos Humanos em Portugal.
Tradução própria do original em inglês:
«We have full trust that Mr Matia Losego together with Dínamo organisation has the capacity and competence to develop, implement, evaluate and follow-up on such a project. The organisation has proved to be a reliable and committed partner of the Youth Department of the Council of Europe as it undertook important project such as a National Training Course in Human Rights Education in 2012.
We strongly recommend you to support the project of Dínamo and Mr. Losego as a contribution to the advancement of human rights education in Portugal»
***
Boa notícia nr.3
No âmbito da parceria da Dínamo com a Escola Superior de Educação de Lisboa, que se concretizou no acolhimento de estagiárias do curso de Animação Sócio-Cultural, na realização de vários workshop e encontros temáticos e finalmente na parceira oficial no projecto ‘We Stand for Human Rights!’, o antigo presidente e coordenador da equipa da Dínamo, Sérgio Xavier, escreveu e publicou o artigo ‘A Problemática do Auto-Reconhecimento da Educação/ Aprendizagem Não-Formal – Um Contributo Prático’ no v. 10, n. 29 (2014) da Revista ‘Interações’. No artigo analisa-se o problema do Reconhecimento da Educação Não Formal em Portugal, dando especial destaque aos desafios do Auto-Reconhecimento e apresentando ferramentas e princípios para trabalhar neste âmbito.
***
Boa notícia nr.4
No âmbito da cooperação entre a Dínamo e o Youth Department do Conselho da Europa a Dínamo participou pela primeira vez na campanha No Hate Speech Movement por ocasião do European Action Day para os refugiados e requerentes asilo no dia 20 de Junho de 2014.
O membro da equipa da Dínamo, Matia Losego, escreveu e publicou o artigo ‘Storytelling fights Hate Speech’ no blog da campanha construindo pontes entre o trabalho socioeducativo com jovens, refugiados e requerentes asilo e a narração oral.
***
Boa notícia nr.5
Por ocasião da Festa do 5º aniversário da Saloia TV a Dínamo foi homenageada com o Troféu Cidadania, como forma de reconhecimento do seu trabalho a nível local e concelhio na promoção da Cidadania Ativa, da Participação Juvenil e da Educação para a Cidadania Democrática.
***
Boa notícia nr.6
Depois das experiencias com o ‘OUTxCHANGE’ [2010] e com o ‘TOxCHANGE’ [2011] a Dínamo voltou ao ativo no âmbito dos Intercâmbios Juvenis Internacionais. De 10 a 20 de Junho de 2014 aconteceu na República Checa o projecto ‘Food as a Tool for Youth Participation’. A Dínamo enviou um grupo de 4 participantes [mais uma youth leader] portugueses e esteve profundamente envolvida na preparação, implementação e avaliação do programa educativo. O projecto foi financiado pelo Programa Juventude em Acão da Comissão Europeia.
O grupo do intercâmbio criou uma e está a trabalhar na produção de um CookBook como material educativo para ser utilizado em outros contextos da área da juventude. Mais notícias acerca dos resultados e dos testemunhos dos participantes portugueses serão publicadas em breve.
***
Parabéns a nós, obrigado às organizações, aos parceiros e às pessoas que tornaram isto possível e ‘bora continuar a mudar o mundo em Sintra!